PRONOMES INDEFINIDOS: TODO(S), TODA(S) e TUDO
Para o falante da língua castelhana, poder ser complicado definir quando utilizar TODO e TUDO porque em sua língua somente existe TODO para TODO. Então como usá-lo? Veja como é simples:
Os pronomes indefinidos TODO(S) e TODA(S) são variáveis e devem ser usados quando há um substantivo relacionado a eles ou um adjetivo que os complete. Observe:
Na música temos: «TODA PELE é preta» = usamos TODA porque está relacionado ao substantivo feminino PELE.
Na música temos: «TODO O MUNDO é baiano» = usamos TODO porque está relacionado ao substantivo masculino MUNDO.
ATENÇÃO: O pronome indefinido TODOS deve ser usado quando a oração se refere às pessoas, mas não explicitamente. Exemplo: TODOS estiveram presentes na festa. (como observado, o verbo está conjugado na terceira pessoa do plural, deixando claro a presença, ainda que não explicitamente, de um sujeito. Daí o uso do pronome TODOS).
O pronome indefinido TUDO é invariável (não muda) e deve ser usado quando não há nenhum substantivo relacionado a ele ou se fala em termos gerais. Observe nas seguintes frases:
a) TUDO bem com você? = Aqui usamos o pronome indefinido invariável porque falamos em termos gerais.
Para usar os pronomes variáveis teríamos que incluir um substantivo a eles relacionados, como: TODAS as coisas em sua vida estão bem? TODOS os âmbitos de sua vida estão em ordem?
b) Não tenho TUDO o que você me pediu, mas acho que o que temos nos servirá por agora.
Para usar os pronomes variáveis teríamos que incluir um substantivo a eles relacionados, como: Não tenho TODOS os ingredientes que você me pediu. Não tenho TODAS as coisas que você me pediu.
Espero que TUDO esteja claro agora. Que tal fazer uma prática? Escolha a opção correta para substituir o asterisco (*) nas frases a seguir: