27 de Outubro

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Essa é uma data aprovada pela UNESCO em 2005 como uma chamada de atenção à importância de conservar e proteger os documentos audiovisuais do mundo inteiro, pois este guarda registros da identidade cultural das nações. Não podemos esquecer nossas raízes, o que nossos antepassados faziam, como agiam, como se comunicavam, como resolviam problemas, a beleza de nossa gente e dos outros povos. Se perdemos ou não permitimos o acesso de nossos registros, nossa história – esquecemos (ou nunca aprendemos sobre) nossas origens – criando desvalorização da raiz em vez de entendimento, fortalecimento e orgulho.

Mas vai muito além disso, o material audiovisual, tão comum no mundo moderno, faz-nos hoje começar a formar histórias e, se bem guardadas, serão transmitidas para futuras gerações sedentas de um material cada vez mais real; já que será visto com seus próprios olhos. As pessoas de hoje querem tirar suas próprias conclusões, não quero desmerecer a história contada, mas devemos abrir espaço ao audiovisual, onde minhas ideias são geradas a partir do que EU vejo e não somente do que ouço de alguém.  Para comemorar essa data, deixo-lhes abaixo um vídeo da história de São Paulo.

Traz a pipoca, sente-se e desfrute!

https://www.youtube.com/watch?v=OY80EAfuafY

 

Preservação no Brasil

Em níveis nacional e estadual existem várias instituições de apoio, incentivo e preservação do patrimônio audiovisual, seja governamental, não governamental e institutos ou fundações de organizações privadas. Algumas que possuem maior número de títulos são: o Arquivo Nacional, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), a Cinemateca Brasileira, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e os Museus da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro e o de São Paulo.

Fonte do texto "Preservação no Brasil": http://www.unicap.br/graduacao/rrpp/?p=258 


27 de Outubro