¹ Artigos Definidosem Português: a/as, o/os. Na música: a hora /o trabalho.
² Artigos Indefinidosem Português: um/uns, uma/umas. Na música: uma história/ um vento.
³ Contração obrigatóriaem Português entre Artigo Definido¹ + Preposições:
De + a/o = da / do. Na música: Do lado da montanha.
Em + a/o = na / no. Na música: Na praia, no sol, no mar.
4 Contração não-obrigatóriaem Português entre Artigo Indefinido² + Preposições Em + um = em um / num – Em + uma = em uma / numa. Na música: Num navio a navegar. – Plural: em + uns = nuns /em uns – em + umas= numas / em umas
5 Pronomes Possessivos: 1a pessoa (meu, minha) 3a pessoa (seu, sua, dele, dela) 1a plural (nosso, nossa) 3a pessoa plural (de vocês). Na música: sua voz.
Tudo começou com uma grande ideia de uma aluna; ela me disse: «Fabi, poderíamos ler um livro e usá-lo como tema de uma apresentação de pesquisa, o que acha?» Achei o máximo, e aí começou a conto: Meu esposo esteve no mês passado no Brasil e me trouxe uns 10 livros, não são muitos, mas alguns é melhor que nada, certo?! e então tinha uns 5 em casa e estão listados abaixo. Iniciaremos com o nível A3 (Avance 3), mas se outros alunos tiverem interesse, também podem escolher esta opção. Portanto, alunos do PELPHi, aqui lhes deixo a lista dos livros para que escolham, leiam, entreguem-no junto a sua apresentação de pesquisa:
1. Admirável Mundo Novo. De: Aldous Huxley. 312 páginas. Editora Globo
É um romance distópico escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.
2. Sentimento do Mundo. De: Carlos Drummond de Andrade. 86 páginas. Companhia das Letras
Os 28 poemas deste livro foram produzidos entre 1935 e 1940 e traz o olhar crítico e político do poeta sobre o mundo que o rodeia. É uma obra que retrata um tempo de guerras, de pessimismo e sobretudo, de dúvidas sobre o poder de destruição do homem.
3. Auto da Compadecida. De: Ariano Suassuna. 186 páginas.
Este livro é uma obra teatral e deve ser escolhida por um grupo que queira dramatizá-la. Aqui estão os vídeos, se quiserem ver o filme primeiro:
4. Meu professor, Meu herói. De: Adelaide Carraro. 104 páginas. Editora Global.
As drogas, infelizmente, continuam a representar um pesadelo na vida de muitas famílias que veem seus filhos presos à abominável teia do vício. Uma história emocionante repleta de momentos de muito realismo que deixa muito claro que o maior barato ainda é viver. Diga não às drogas!
5. Pollyanna. De: Eleanor H. Porter.181 páginas. Companhia Editora Nacional.
É uma comédia publicado em 1913 considerado um clássico infantojuvenil. Poliana, uma menina de onze anos, após a morte de seu pai, um missionário pobre, se muda de cidade para ir morar com uma tia rica e severa que não conhecia anteriormente. No seu novo lar, passa a ensinar, às pessoas, o «jogo do contente» que havia aprendido de seu pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis.
6. Ladrões de Tênis. De: Álvaro Cardoso Gomes. 116 páginas.
Nando resolveu viver um dia diferente – sem escola, sem mãe, sem os namorados da mãe. É roubado, troca de roupa com um mendigo, é confundido com trombadinha e fica amigo de um débil mental. Volta para casa com os pés cheios de bolhas, mas feliz. Para Nando tudo aquilo era mais que normal. Nando seria um alienado? Você teria coragem de viver um dia completamente diferente da sua realidade?
7. Felicidade Clandestina. De: Clarice Lispector. 159 páginas.
Lançado inicialmente em 1971, «Felicidade Clandestina» reúne diversos textos de Clarice Lispector que foram escritos em diversas fases da vida da autora. Os textos reunidos nessa obra podem mais facilmente serem classificados como “contos”, mas como Clarice não se prendia a convenções de gêneros, todo o conjunto reunido em Felicidade Clandestina migra de gênero em gênero, ora aproximando-se do conto, ora aproximando-se da crônica, ou por vezes sendo quase um ensaio. De fato, muitos dos textos reunidos neste livro foram publicados como crônicas no Jornal do Brasil, para onde Clarice escrevia semanalmente de 1967 a 1972.
12. Marley e Eu – A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. De: John Grogan. 302 páginas. Editora Prestígio
Um abraço e boa leitura!
AVISO IMPORTANTE:
O aluno que receber o livro deverá assinar um contrato de empréstimo e se responsabilizará por entregá-lo no prazo de 7 semanas no mesmo estado em que o recebeu. Se houver qualquer dano físico ou perda do livro emprestado, o aluno estará obrigado a adquirir um novo exemplar e entregá-lo à professora, conforme estipulado no acordo.