Mes: agosto 2015

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinação

postergar; deixar para trás ou em atraso; desdenhar; não fazer caso; deixar de cumprir; adiar…

procrastinar

Na semana passada, um aluno fez uma apresentação oral sobre a procrastinação e eu me senti TO-TAL-MEN-TE identificada com esse «substantivo feminino singular» (assim como minha professora de espanhol da universidade nos dizia para classificar as palavras) em alguns temas em minha vida. Há coisas que realmente queremos fazer para ontem, coisas que nos enchem de entusiasmo e de motivação para iniciar e acabar de uma vez e ter aquele delicioso sentimento de trabalho realizado, de dar um «check» na lista de tarefas; porém, há outras que se pudéssemos ter um clone para mandá-lo fazer enquanto dormimos, tomamos um café ou assistimos a um filme, seria MA-RA-VI-LHO-SO.

Logo, na mesma semana, meu esposo falou para mim de uma música que havia mostrado a seus alunos chamada «melô do preguiçoso» que é a história de um procrastinador inato, que tem preguiça de fazer TUDO, só pensando no trabalho «árduo» que as coisas requerem para ser executadas e aí ele sente lástima de si mesmo e desiste, apesar de que sua mulher completaria parte do trabalho.

Então pensei comigo: «Ei, acho que esse é um recado para mim! Que tal deixar de procrastinar e colocar a mão na massa? Resolver aquelas coisinhas que estão pendentes, que talvez algumas pessoas não saibam, mas você sim sabe, e fica aí deixando o tempo passar e não está fazendo nada?»

E, vejam só, já se passou uma semana, e aqui estou escrevendo sobre a procrastinação sabendo que ainda não resolvi todas as «coisinhas» pendentes que havia prometido a mim mesma realizar. Mas, sabendo que há consequências, muitas vezes negativas na procrastinação, resolvi escrever sobre isso, encorajar-me a buscar uma motivação que me faça entender o porquê e como parar de empurrar certas coisas com a barriga. Eis o que encontrei:

1. 7 dicas para superar a procrastinação (clique)

2. 15 dicas (um pouco mais, né) para parar de procrastinar (clique)

3. Como parar de procrastinar (clique)

4. 5 aplicativos para você parar de procrastinar (clique)

5. Procrastinação – o resultado nada prático da ansiedade (estudo bíblico) (clique)

Para mim, esses conselhos foram úteis e duros ao mesmo tempo, pois sei que devo lutar comigo mesma para vencer esse grande defeito adquirido. E você, procrastina também? O que tem feito para mudar? Isso tem afetado sua vida de uma ou outra forma? Não procrastine! Leia os sites que lhe indico e deixe sua opinião em nosso grupo do WhatsApp 😉

Um abraço e até a próximo post (espero não procrastinar mais isso) – 😉

abraco